

O Ciclo da Lã enquanto projeto educativo nasceu da vontade em cruzar conhecimentos entre mim enquanto Contadora e Animadora de Histórias e a minha querida colega e amiga Barbara Faber, maravilhosa e conceituada Artista Feltrista Contemporânea, com vastos anos de experiência e conhecimento no trabalho com a Lã.
Conhecemo-nos numa feira de artesanato em 20018, gostamos muito do trabalho uma da outra e enquanto nos fomos conhecendo, descobrimos que tinha-mos em comum o gosto pela lã e tudo quanto o seu ciclo envolve.
Eu participei no curso " O ciclo da lã ao longo do ano" desenvolvido e ministrado pela Barbara e nesta envolvência fomos criando este projeto educativo, reservando inclusivamente, lã do meu pequeno rebanho para a realização do projeto porque utilizamos exclusivamente lãs regionais e nacionais.
Para nós é muito importante transmitir estes conhecimentos e avivar nas crianças o gosto pela lã de forma a que se entusiasmem a utilizar esta matéria prima fantástica, disponível em ambiente rural de norte a sul do país e assim participem ativamente na preservação destes ofícios tão importantes no nosso ecossistema
O projeto estreou no ano letivo 20024/25 in integrando o programa "Recursos à mão" da CACO - Associação dos Artesão de Odemira (https://cacoartesanato.pt/) apoiado pelo programa Odemira Criativa promovido pelo Município de Odemira.
Contou 48 sessões que foram realizadas entre os Jardim de Infância e turmas do 1º ano do Ensino Básico nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Odemira.
O projeto recebeu parecer positivo, superando as expectativas em todas as suas sessões e nós sentimos que a semente da valorização da Lã está a germinar cheia de entusiasmo em continuar.
Fazemos agora uma pausa e desejamos que no próximo ano letivo possamos conhecer novas terras para dar continuidade a este projeto educativo que em tudo pretende valorizar a lã.
Informações e marcações: artesadestorias@gmail.com


















Valorização da Lã
Uma semente que germinou em Projeto Educativo...
@artesadestorias
6/22/20251 min read